IGM – Security

Você sabe como administrar o seu condomínio?

A gestão de condomínios residenciais exige muita dedicação, organização e responsabilidade do síndico, que responde por todos os problemas, todas as medidas e as implementações feitas para os moradores.

Falhas na comunicação, pobreza na elaboração de informações e baixa adesão em assembleias são alguns dos implicadores que geram insatisfação entre os condôminos. Faz parte do papel do gestor conquistar a empatia dos moradores, para que eles também possam colaborar ativamente com o cotidiano administrativo, seja participando das decisões ou estando integrados com as modificações.

A fim de evitar problemas e desentendimentos entre a gestão do condomínio e os moradores, conheça quais são os principais erros cometidos pela administração. Saiba como eles podem impactar negativamente a coordenação e a condução das tarefas

1 Falha de comunicação com moradores

A comunicação é essencial em qualquer ambiente de trabalho, e em condomínio, essa importância é dobrada, pois a fazendo isso com eficiência, o condomínio evita grandes problemas futuros. Portanto faz parte do papel do gestor conquistar a empatia dos moradores, até mesmo dos funcionários para que eles também possam colaborar ativamente com o cotidiano administrativo, seja participando das decisões ou estando integrados com as modificações. Informações incompletas, erros de digitação e falta de revisão podem deixar de fora itens necessários para a compreensão das regras do condomínio. Esses são erros comuns que podem ocorrer por conta da falta de comunicação.

2 Falta de administração financeira

A gestão de condomínios residenciais exige um controle habilidoso dos gastos, que deve harmonizar uma boa logística de distribuição de recursos com a transparência em disponibilizar dados sobre os recebimentos e as saídas.

Como os recursos pertencem a todas as pessoas que moram e contribuem com o condomínio, ao gestor cabe a responsabilidade de mediar todas as negociações referentes a custos e gastos, acompanhando pagamentos e garantindo uma boa operacionalidade no recebimento das parcelas.

A administração é quem deve pagar as contas em dia, fazer um fundo de reserva para obras e emergências e pagar os salários dos colaboradores terceirizados na data correta. Erros administrativos podem incorrer em problemas judiciais para o condomínio.

O síndico também deve realizar a prestação de contas mensalmente e se disponibilizar a esclarecimentos sobre possíveis dúvidas que podem surgir.

3 Ausência de investimento em tecnologias

Atualmente, a tecnologia vem participando da segurança condominial quase que em 100% dos casos, por conta disso, é necessária uma pesquisa de quais itens de segurança eletrônica se encaixa nas necessidades do condomínio, e assim agregando mais benefícios. É fundamental adotar o uso de tecnologias em condomínios residenciais. As câmeras de segurança, por exemplo, são responsáveis por monitorar a entrada e saída de pessoas, ou seja, uma garantia a mais contra o acesso de ladrões.

Alguns dos sistemas de controle de acesso só necessita do cadastramento da digital para permitir a entrada e saída, porém, existem outras formas de acesso, com isso o morador tem uma maior segurança. Certamente os funcionários terá mais agilidade e não há a necessidade de haver uma pessoa contratada pra abrir e fechar a porta. A tecnologia traz mais praticidade e facilidade no funcionamento do condomínio, é essencial uma busca desses equipamentos.

4 Desconhecimento das normas do condomínio

Por último, no entanto sendo o mais importante, é os conhecimentos sobra as normas de condomínio. A lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, determina que os proprietários ou usuários de imóveis devem elaborar a convenção do condomínio e aprová-la em assembleia, bem como o regimento interno. Portanto, é direito e dever de todos os moradores conhecerem as regras de uso do imóvel, as proibições e as recomendações para utilização dos espaços comuns.

Por exemplo, o regimento deve informar o limite de horário para barulho em área comum e dentro do espaço privado, procedimentos de reservas de espaços comuns como salão de festas, regras para convivência com animais domésticos, entre outras situações.

Assim como é fundamental criar a convenção de condomínio e o regimento interno, é de extrema importância informar todos os moradores sobre as regras e certificar que todos eles receberam as atualizações. Tal medida é o primeiro passo para colocar os parâmetros de modo transparente e evitar problemas de convivência.

Muitos desses erros podem afetar o condomínio e os moradores, por isso essas dicas são de extrema importância para o síndico, pois elas auxiliam na gestão de uma forma eficaz, trazendo mais confiança e credibilidade com os moradores, recebendo resultados e mantendo a segurança de todos. Para ficar ciente de diversas dicas e formas de melhorar ainda mais seu condomínio, veja os artigos que estão disponíveis no site.