A segurança perimetral é um método de segurança que consiste em criar barreiras em torno da área que deve ser protegida, para evitar que pessoas não autorizadas invadam a propriedade. Esse método é bastante eficaz e inibi a ação de invasores, além de detectar possíveis situações de risco.
Existem 3 tipos de barreiras que podem ser considerados, de acordo com as circunstâncias, quando se pensa um sistema de segurança perimetral:
Barreiras físicas
São utilizadas com o objetivo de impedir ou dificultar a invasão de um determinado espaço, algumas das ferramentas são muros altos, cercas, cerca elétrica, entre outras estruturas físicas. Mesmo sendo uteis é recomendável outros métodos de segurança que complementam, para evitar totalmente o problema.
Barreiras tecnológicas:
São dispositivos de segurança eletrônica cujo principal objetivo é detectar ou inibir a entrada em um local. Como por exemplo cercas eletrônicas com radiofrequência foram muito utilizadas, assim como sensores externos instalados em cima de muros, por exemplo, são equipamentos bastante utilizados. Formado por um par de equipamentos, além disso, a integração dos alarmes com um sistema eficiente de câmeras ajuda a evitar deslocamentos desnecessários. Isso é especialmente importante na proteção de grandes extensões de terreno.
Câmeras analítica
Quando associadas a softwares personalizados, câmeras analíticas podem ser úteis para tornar os perímetros ainda mais seguros. Isso porque essa tecnologia permite identificar figuras humanas e de animais, além de rostos e placas de veículos. Com isso, em um ambiente com grande ocorrência de alarmes falsos, uma câmera analítica que só dispare o alerta quando identificar uma presença humana no local pode ajudar a otimizar o tempo da operação.
As imagens podem ser enviadas para uma central de monitoramento remota, deixando a equipe local livre para outras rotinas de segurança, atuando somente quando for de fato necessário.
Além da utilização das barreiras, para existir uma maior segurança, o condomínio precisa de profissionais treinados para executar e auxiliar o cliente da melhor forma possível, assim garantindo a gestão e a segurança no acesso dos mais diversos serviços que são atendidos. Após a vistoria feita no local um especialista será responsável por informar e auxiliar o condomínio sobre a instalação dos serviços, garantindo eficácia e proteção satisfatória.