4 Tipos de Controle de acesso
As linhas de equipamentos, marcas e serviços que compõem os controles de acesso, são de alta diversidade, por conta disso, alguns condomínios acabam escolhendo uma opção que não se encaixa com a estrutura do ambiente, logo é importante que o condomínio seja direcionado até a melhor solução, logo as mais usuais são as citadas a seguir.
1 Cartões de proximidade
O sistema acontecesse da seguinte forma, tem que ser feito o cadastro de todos os moradores do condomínio, ou para as pessoas que irão ter o acesso a residência, logo o software permite o cadastro das informações e facilita o monitoramento da portaria e vigilância. Este controle de acesso ocorre através da radio frequência. O cartão é utilizado pelo morador possui um chip, que é lido conforme se aproxima do leitor, onde é instalado nos locais de entrada e saída de indivíduos e veículos. A partir dos registros no sistema, o acesso é permitido ou proibido, de maneira rápida e eficaz, sem a necessidade da ação humana.
2 Biometria
Os equipamentos de controle biométrico utilizam um leitor de impressão digital. Assim como acontece com os cartões de proximidade, com o sistema de biometria, deve ser feito o cadastro dos moradores, e funciona da seguinte forma, a tecnologia que captura a impressão digital de uma pessoa, através de leitor óptico, e o compara com o banco de dados do sistema ou de sua própria memória interna. A partir dos registros no sistema, o acesso é permitido ou proibido, de maneira rápida e eficaz, sem a necessidade de ação humana.
3 Senhas
Os controles de acesso por meio de senha são os mais práticos e simples, pois basta simplesmente que a pessoa autorizada tenha a senha cadastrada no equipamento para que seu acesso seja concedido. Logo, cada morador, deverá ter uma senha de acesso.
4 TAG
O controle de acesso via Tag é recomendável para condomínios que necessitam de uma segurança mais rigorosa. O Sistema de TAG é uma espécie de chip fixado no para-brisa do veículo que, ao se posicionar o local de entra ou saida, é identificada pela antena UHF, que é integrada ao software de gerenciamento do condomínio, semelhante ao sistema “sem parar”. As vantagens do sistema são: Agilidade de entrada e saída, maior segurança para o morador e mais conforto.
5 QR Code
Esse controle de acesso vem se popularizando por conta da tecnologia, e muitas vezes integrado com a portaria remota ou virtual, trazendo mais agilidade, facilidade, e segurança para seu condomínio. A tecnologia dispensa o uso de chaves e substitui esse item por um QR Code com leitura ótica disponível em dispositivo móvel que gera um código de acesso personalizado para acesso de moradores e visitantes.
Após uma vistoria no local, uma equipe especializada irá avaliar as reais necessidades do condomínio e buscar por um sistema que se encaixe especificamente a estas necessidades, assim direcionando o cliente para a solução mais eficaz.