IGM – Security

Você sabe quais são as principais funções do porteiro de condomínio?

O porteiro é um profissional de muita importância para o funcionamento de um condomínio, certas funções e atitudes do porteiro traz tanto uma imagem positiva quanto negativa do condomínio. O porteiro além de ser responsável pelo controle de entrada e saída, ele lida diretamente com moradores e visitantes, portanto precisa ter habilidades e comportamento correto em diversas situações para conseguir se relacionar bem com as pessoas. No entanto, suas atribuições vão muito além de recepcionar moradores e visitantes.

As funções do porteiro de condomínio, muitas vezes, acabam se confundindo com a de outros funcionários e isso pode sobrecarregar o profissional, além de poder gerar processos trabalhistas.

Neste artigo vamos mostrar o que é responsabilidade do profissional e como orientar seu funcionário. Confira!

Controle De Acesso

Uma das principais funções do porteiro de condomínio é controlar quem entra e quem sai do prédio. Essa função é uma das mais importantes, por isso o profissional deve ser treinado e capacitado para exercer a função com excelência, pois a portaria em conjunto com um sistema de controle de acesso ideal garante a total segurança e tranquilidade para o condomínio.

A comunicação entre o porteiro e os condôminos deve ser bem feita, contando com interfone, softwares de controle ou aplicativos de celular. Ele deve evitar se ausentar da portaria, jamais deixando um visitante ou prestador de serviço sozinho.

Manter a ordem

O bom funcionamento e a ordem da portaria dependem do porteiro. Esse profissional deve ser gentil com os moradores e visitantes, agir com educação e ter boa comunicação com todos. Ao mesmo tempo, ele precisa ter firmeza para evitar tumultos e confusões na portaria.

O porteiro deve evitar sair de seu posto, sabendo operar a mesa de interfones e fiscalizar o seu uso para que qualquer problema seja.

Saber agir em situações Emergenciais

O porteiro deve saber o que fazer se algo fugir à normalidade do condomínio. Seja um morador preso no elevador, vandalismos no empreendimento, uma pessoa estranha rondando o prédio, um assalto ou incêndio.

A maioria dos prédios tem circuitos de segurança interna que contam com monitores de TV, alarmes ou estão vinculadas a empresas de segurança. O porteiro deve receber instruções de como agir para pedir socorro.

A portaria deve ter uma linha de telefone e os números da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu anotados e visíveis para que o profissional entre em contato se for necessário. Caso o condomínio tenha um serviço de monitoramento 24 horas, fica ainda mais fácil de ocorrer os procedimentos de emergências, pois é apenas pressionar um botão, e a policia pé acionada através da Central.

Portaria E controle de acesso são os serviços mais importantes do segmento e de extrema responsabilidade. Sendo assim a IGM Security conta com profissionais altamente capacitados e treinados prontos para atender as mais altas demandas do mercado desenvolvendo metodologias inovadoras e novos processos operacionais sob medida para cada cliente, garantindo total eficiência e qualidade na entrega de seus serviços, proporcionando o bem-estar e segurança total de seus clientes.