Melhorar o controle de acesso para condomínios exige atitudes integradas que reforcem a segurança e garantam o bem-estar de moradores e funcionários.

Para manter moradores em segurança algumas medidas são necessárias. Em especial os portões de acesso e as guaritas, locais estes, considerados os mais críticos e os que mais expõem condôminos a riscos.

Pensando nisso, e na responsabilidade que síndicos carregam de manter a ordem nestes ambientes, reunimos algumas dicas para aumentar a segurança dos condomínios, a começar pelas suas portas de entrada.

Importância Das Guaritas

Peça fundamental para a segurança de um condomínio, a guarita deve estar posicionada em local estratégico, ser passagem obrigatória para o acesso ao local e permitir uma boa visão do ambiente ao seu redor.

Recomenda-se que o local jamais fique sozinho. Mantenha-se no local um profissional especializado e responsável pela segurança do local, ou mais de um, de forma a inibir a ação de malfeitores.

Controle De Acesso Tecnológico

Grande parte dos problemas relacionados a segurança dos condomínios são ocasionados por falhas humanas, que por simples descuidos abrem passagem para que furtos e invasões aconteçam.

Para inibi-las é importante estabelecer um rigoroso controle de acesso a visitantes e terceiros, onde se exija a identificação deste contato, e a confirmação com os moradores de que eles estão aguardando a sua chegada.

Esse trabalho deve ser realizado por profissionais especializados, treinados para identificar a ação de pessoas mal-intencionadas, falsos documentos de identificação e ainda, abordagens que possam constranger qualquer visitante.

Usar a tecnologia a seu favor, além de ampliar a segurança do local, ainda pontua positivamente para a reputação do condomínio. Afinal, locais protegidos, reúnem características que atraem moradores, interessados nestes benefícios.

Estes aparelhos podem ser utilizados, de forma combinada a ação de profissionais especializados, ou ainda, de forma totalmente automatizada.

As opções são variadas, indo desde câmeras e sistemas de alarme projetos de segurança completos, que vigiam o local com o apoio de centrais de monitoramento, 24 horas por dia, 7 dias na semana, até projetos de segurança de controle de acesso, com identificação via TAG, cartão de proximidade, biometria, entre outros.

Serviços Terceirizados Especializado E Capacitado

Contar com profissionais com bons antecedentes, qualificados e treinados para suas funções é uma medida de proteção a ser adotada. Afinal, a segurança tem muito a ver com a capacitação dos profissionais que cuidam dela.

Opte sempre por empresas idôneas, com um bom histórico de atuação e que possam suprir as necessidades do seu condomínio de forma integral. Ter pessoas-chaves, treinadas e habilitadas para estas funções, inclusive para a reposição na falta de algum profissional, é essencial para manter as rotinas do condomínio em perfeita ordem.

Estabeleça Políticas Internas E Procedimentos De Emergência

Antever problemas e adotar medidas preventivas para encará-los deixa moradores e funcionários mais preparados para estas situações.

Para cumprir com este objetivo deve-se implementar normas para orientar as partes envolvidas a adotarem medidas preventivas e corretivas para melhorar a segurança do ambiente.

Incluir um controle de acesso para condomínios, aguardar o portão fechar para depois seguir, manter as portas dos apartamentos trancadas, são alguns exemplos do que se pode incluir como política interna nestes regimentos.

Fora isso, é importante que se tenha também um plano de contingência, para guiar moradores e funcionários sobre como agir em situações de emergência.

Essas são algumas medidas que visam reduzir a incidência de ações mal-intencionadas e com isso melhorar o controle de acesso para condomínios.

No geral fique atento a qualquer ação que possa fugir da sua rotina e conte com uma empresa especializada em segurança para lhe dar todo o suporte necessário.

Deixe uma resposta